Dicas de segurança

O que precisa de fazer para melhorar os níveis de segurança informática na sua empresa?

O que precisa de fazer para melhorar os níveis de segurança informática na sua empresa?

A segurança informática é cada vez mais importante para manter o negócio em funcionamento. Os perigos são diversos e vão desde ataques de hackers a desastres naturais que podem eliminar toda a informação de uma empresa. Sem informação a empresa não vive, por isso é fundamental garantir os níveis máximos de segurança informática. Preparamos algumas dicas para melhorar os níveis de segurança informática na sua empresa!

O backup é das coisas mais importantes que pode fazer

O backup não resolve o problema do ataque informático, mas garante que é mais fácil recuperar após a empresa sofrer um. As cópias de segurança devem ser realizadas diariamente e aconselha-se a que sejam armazenadas num servidor externo, preferencialmente na Cloud, devido aos custos mais reduzidos e à segurança reforçada que esta forma de armazenamento oferece. Aconselha-se ainda a utilização de um serviço de disaster recovery, uma solução muito completa que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Utilize mascaramento de dados nas informações mais sensíveis

Ferramentas como o Datapeers ajudam-no a garantir a privacidade dos seus dados. A evolução tecnológica transformou o valor dos dados que são, hoje em dia, os ativos mais importantes de qualquer organização, pois é através dos dados que os gestores analisam o comportamento dos consumidores e tomam decisões importantes para o futuro das empresas. Através de técnicas de mascaramento de dados sofisticadas, o Datapeers garante a privacidade e proteção da informação em todos os ambientes.

Reduza ao mínimo indispensável o uso de dispositivos amovíveis

Pens, CD’s e discos externos podem ser a entrada de muitos softwares perigosos para a rede empresarial, colocando a segurança da informação em risco. É algo que utilizamos quase diariamente, mas devemos evitá-lo pois pode ser fatal para a organização.Não sendo possível eliminar totalmente o uso destes aparelhos, é importante restringir e regulamentar a sua utilização em algumas máquinas, de modo a evitar que vírus se propaguem pela organização.

Crie uma política de segurança da informação

A política de segurança é um documento desenvolvido pela empresa onde se registam os princípios de segurança que a empresa adota e que devem ser seguidos pelos colaboradores e é cada vez mais uma necessidade nas empresas atuais. A política de segurança deve ser aplicada em todos os sistemas de informação, a nível de desktop e de mobile. Para que a política seja respeitada, é essencial que os gestores de topo participem na sua implementação e que haja sessões de esclarecimento sobre cada ponto deste documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *