Como garantir a segurança dos dados num mundo em pandemia?

Como garantir a segurança dos dados num mundo em pandemia?

O Mundo encontra-se a atravessar uma fase sem precedentes. O coronavírus veio alterar radicalmente a nossa forma de viver e, consequentemente, de trabalhar. Muitas empresas estão a adotar o teletrabalho como forma de garantir a continuidade do negócio. Contudo, esta forma de trabalhar pode trazer riscos sérios à segurança dos dados empresariais, pelo que é fundamental adotar todas as estratégias possíveis para garantir a segurança dos dados. Deixamos, de seguida, algumas dicas essenciais para proteger os seus dados num mundo em pandemia!

Ligue-se ao seu negócio através de VPN

É muito provável que alguns colaboradores tenham que usar equipamentos pessoais para poderem trabalhar. Contudo, e sobretudo nestes casos, deve garantir ao máximo a proteção do equipamento para não colocar em risco a informação confidencial. Assim sendo, aconselhamos que se utilize uma ligação por VPN. Uma rede VPN é uma rede privada virtual que transmite dados criptografados enquanto eles navegam de um ponto para outro no mundo Web. Conectar-se através da VPN faz com que o utilizador possa navegar em sites de forma segura e privada.

Mais do que nunca, utilizar uma solução de disaster recovery

O RAAS é uma solução muito completa que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-lhe a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos. Mesmo que seja atacado, conseguirá rapidamente voltar ao normal funcionamento. Numa época de tanta incerteza, é fundamental valorizar a prevenção.

Utilize a Cloud para armazenar os dados do negócio

Cloud pública é uma tendência e uma necessidade, pois permite níveis elevados de segurança e, simultaneamente, redução de custos com infraestruturas. Nesta fase em que é essencial reduzir custos e aumentar a segurança, as soluções de armazenamento na Cloud são um must have em qualquer organização.

Implemente uma política de segurança de informação rígida

A política de segurança é um documento desenvolvido pela empresa onde se registam os princípios de segurança que a empresa adota e que devem ser seguidos pelos colaboradores. A política de segurança deve ser aplicada em todos os sistemas de informação, a nível de desktop e de mobile. Para que a política seja respeitada, é essencial que os gestores de topo participem na sua implementação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *