Tem a certeza que os dados da sua empresa estão seguros?

Tem a certeza que os dados da sua empresa estão seguros?

Cerca de 30% das pessoas que utilizam um computador nunca fizeram um backup. Muitas dessas pessoas não fazem cópias de segurança da sua informação pessoal, mas também não garantem cópias da informação de negócios. Uma boa infraestrutura tecnológica é hoje em dia tão importante como ter alicerces sólidos que suportam fisicamente a organização. Nos dias que correm, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa e é obrigatório apostar fortemente na segurança dos dados para sobreviver e vencer num mundo empresarial tão competitivo. Por isso, a questão a que deve responder com um enorme “sim” é: tem a certeza que os dados da sua empresa estão seguros?

As empresas hoje em dia enfrentam grandes ameaças a nível de segurança devido à mobilidade, Big Data e Internet das Coisas. Os antivírus já não são capazes de garantir sozinhos a proteção dos sistemas e acessos, e são apenas a primeira camada de uma proteção que deve ser envolvente e transversal a toda a organização. Assim, além de garantir que os seus dados se encontram seguros, deve ainda garantir que, em caso de desastre informático, consegue recuperar as suas informações.

Mobilidade: amiga da produtividade ou ameaça à segurança?

A mobilidade permite que se aceda à informação da empresa a partir de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. A gestão deste risco deve ser alvo de atenção por parte dos responsáveis da empresa. Para isso devem garantir a boa gestão de ameaças e incidentes através de protocolos que vigiem todas as falhas dos sistemas. Devem também prevenir a perda de informação em todas as áreas, seja através de acessos, falhas de sistema ou supressão de dados acidentais por parte dos próprios colaboradores. Por fim, devem implementar políticas e regras de compliance capazes de assegurar o bom funcionamento dos mecanismos de segurança.

Aliança entre produtividade e segurança

Um bom plano de segurança garante que os acessos vindos dos mais variados dispositivos sejam seguros, independentemente da plataforma utilizada. Assim, as empresas garantem a produtividade dos seus recursos, através da proteção dos dados sensíveis. Hoje em dia é possível partilhar máquinas por diferentes utilizadores sem dar a conhecer passwords. A tecnologia biométrica garante a existência de uma autenticação rápida e segura.

Necessidade de definir várias camadas de proteção

Os perigos para a segurança da informação são cada vez mais diversos e surgem sob várias formas. As empresas devem apostar em várias camadas de proteção articuladas entre si que resultam num escudo protetor intransponível. Soluções como antivírus, firewall, encriptação de dados, segurança dos equipamentos móveis e soluções anti-ransomware são obrigatórias em qualquer empresa.

Tenha uma boa solução de recuperação

Disaster Recovery é um plano que garante que um desastre não interfere no desempenho da empresa e garante o nível de desempenho desejado. Têm também uma ação reativa pois executam ações em situações de emergência que foram previamente planeadas. As empresas que lidam com grandes volumes de dados devem sempre optar por este sistema pois garantem a proteção e recuperação dos dados mesmo em situações mais extremas. O RAAS é um produto que permite a recuperação e backup fornecidos como um serviço apenas com pagamento de mensalidade.

A estratégia de segurança deve ser encarada como obrigatória nas empresas de hoje, para que não exista a possibilidade de se perderem na transformação digital. A segurança deve ser um compromisso assumido por todos os elementos de uma organização e a gestão de topo deve promover uma estratégia global para a implementação de uma cultura organizacional forte e segura.

3 pensamentos em “Tem a certeza que os dados da sua empresa estão seguros?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *