Dicas de segurança

Conheça os diferentes tipos de backup para a sua empresa

Conheça os diferentes tipos de backup para a sua empresa

Fazer backup é uma ação obrigatória nos negócios atualmente. A informação é um dos ativos mais importantes das empresas e as ameaças são cada vez em maior número. Os ataques informáticos estão cada vez mais sofisticados, o que os torna mais imprevisíveis e mais difíceis de controlar. Assim sendo, é imprescindível que as empresas se protejam e façam de tudopara garantir que os seus dados nunca são perdidos. O backup é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje. Se houver um problema informático e se perderem ficheiros importantes, a única alternativa é refazer o trabalho que já tinha sido feito anteriormente. Isto leva a uma quebra grande de produtividade. Ter um backup atualizado dos dados vai permitir que o rendimento da empresa não será afetado pois mesmo em caso de desastre informático os colaboradores terão acesso aos documentos de que precisam para trabalhar. No artigo de hoje mostramos-lhe os diferentes tipos de backup para a sua empresa e as diferenças entre eles!

Backup completo

Este tipo de backup, como o próprio nome indica, realiza a cópia integral de todos os arquivos existentes num determinado ambiente ou servidor. Nesta situação, existe uma reprodução fidedigna e completa de todas as informações existentes. Este tipo de backup é o que existe mais espaço de armazenagem e é também o que demora mais tempo a ficar completo. Contudo, garante que todos os dados existentes estão salvaguardados e é a base para a existência de um plano de disaster recovery, ou seja, é o primeiro passo para que consiga recuperar todo o ambiente ou servidor em caso de perda total dos dados.

Backup incremental

Este tipo de backup faz uma cópia dos dados que sofreram alterações desde o último backup incremental, o que faz com que seja copiada uma quantidade menor de dados. Isto faz com que o processo termine mais rapidamente e que seja necessário um menor espaço de armazenamento. Como não é feita uma cópia completa dos dados, este é o tipo de backup mais rápido. É de salientar que este tipo de backup deve ser feito com bastante frequência, para não haver risco de perda de dados.

Backup diferencial

É um tipo de backup muito semelhante ao backup incremental. A principal diferença é que nesta situação são armazenados os dados que foram alterados desde o último backup completo, o que faz com que sejam armazenados mais dados do que no backup anterior.

Backup incremental contínuo

Esta é a modalidade de backup mais recente e tem sido muito utilizada pelas empresas. É semelhante ao backup incremental, mas garante uma maior disponibilidade dos dados. Este tipo de backup permite a automatização do processo de recuperação de dados, libertando o utilizador da tarefa de verificar quais as bases de dados que precisam de ser recuperadas. Esta modalidade funciona como um backup completo, com bastante agilidade e transparência, sendo muito rápida a recuperação dos dados. Tem ainda a vantagem de consumir pouco espaço de armazenamento.

 

Dicas para um backup de sucesso

  • Os processos de backup nas empresas devem ser automatizados. Isso elimina, ou pelo menos reduz substancialmente, as falhas humanas. Se tiver backups agendados de forma automática, não precisa de se preocupar com essa tarefa nem com possíveis erros durante a sua execução. Desta forma, garante a integridade das informações da sua empresa.
  • O backup deve permitir ter toda a informação da empresa num só local, pois isso ajuda na organização dos dados empresariais. Ter os arquivos espalhados por diversos computadores e discos externos causa confusão e demora na altura de consultar algum ficheiro. Centralizar tudo é uma forma mais ágil de lidar com a informação e de responder mais rapidamente às necessidades de quem precisa de consultar os dados.
  • As empresas que não têm um plano de backup podem encontrar uma grande dificuldade para retomar a atividade após uma tragédia natural. Estima-se que 80% das organizações que passam por uma paragem superior a cinco dias, sem ter um plano de backup, acaba por encerrar a atividade em pouco tempo.
  • Fazer um backup na Cloud é uma das melhores opções para as empresas. Apesar de ainda existir algum receio quanto a esta nova tecnologia, guardar ficheiros na Cloud é extremamente seguro. Esta forma de fazer backups apresenta imensos benefícios face a formas mais tradicionais: maior portabilidade, menor custo de instalação e manutenção e um maior nível de segurança.

 

A quantidade de informação que existe nas empresas atualmente é enorme, pelo que é necessário encontrar formas cada vez mais sofisticadas de lidar com ela. Só com um bom plano de backup de dados é que as empresas garantem que não perdem informações valiosas que comprometem o seu bom funcionamento.

Conheça as soluções de Backup da IT PEERS e garanta que os seus dados não se perdem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *