Hackers no cinema: os 5 melhores filmes sobre roubo de dados

Hackers no cinema: os 5 melhores filmes sobre roubo de dados

A sétima arte imita (quase sempre!) a vida real e nem os ataques de hackers ficam de fora da história do cinema. Os hackers são uma ameaça invisível, mas cada vez mais real e mais presente na vida das empresas, pelo que tem sido um tema muito retratado no mundo de Hollywood.  Todos os momentos são bons para aprender sobre segurança da informação e ao ver um filme podemos retirar importantes lições que serão úteis no nosso dia-a-dia profissional. No artigo de hoje, apresentamos-lhe os 5 melhores filmes sobre roubo de dados!

O Quinto Poder (2013)

Este filme conta-nos a história de Julian Assange, um hacker que criou o Wikileaks (papel interpretado por Benedict Cumberbatch). Julian Assange é uma pessoa obsessiva e com uma personalidade implacável no que diz respeito à libertação das informações sigilosas por parte do site Wikileaks. Apesar de ser um filme interessante que mistura a ética com a tecnologia, o filme não conseguiu ter muito sucesso. Ainda assim, consideramos que é um dos melhores na sua área!

Hacker

Este filme, dirigido por Michael Mann e protagonizado por Chris Hemsworth, conta-nos a história de um presidiário que é um verdadeiro génio da computação. Ele recebe a oportunidade de colaborador com a polícia que está a investigar uma rede de criminosos que atua entre Los Angeles e Hong Kong. A partir daí, viaja para várias cidades e usa os seus conhecimentos informáticos para preparar uma emboscada aos criminosos.

007: Operação Skyfall

Este filme é muito conhecido por uma cena onde acontece uma explosão controlada através da Web. O filme ensina-nos que o roubo de informação e de dados na Internet é muito frequente e envolve grandes riscos. Neste filme, existe um quartel general dos hackers, os vilões do filme que protagonizam alguns ataques informáticos. A criptografia também está bastante presente neste filme.

Millennium

Esta trilogia mostra-nos muito mais do que hackers e ataques informáticos, abordando também temas como o abuso. Lisbeth Salander (interpretada por Rooney Mara) é uma hacker que consegue facilmente invadir sistemas informáticos e roubar senhas. Devido a uma infância conturbada, é uma pessoa demasiado introvertida e insegura, embora seja um génio no que diz respeito a informática. Graças ao seu talento, consegue ajudar um jornalista a resolver um caso de desaparecimento ocorrido nos anos 60.

Hackers (1995) 

Este filme fala-nos sobre um miúdo que consegue invadir e neutralizar 1507 computadores da cidade de Nova Iorque, causando graves problemas nas finanças na cidade. O filme mostra-nos a relação do rapaz com outros hackers e no fundo o seu enredo centra-se numa luta entre eles. É muito apreciado pelos amantes de tecnologia devido ao realismo dos diálogos entre os personagens.

Já assistiu a algum destes filmes? Tem outras sugestões de filmes relacionados com hackers? Deixe a sua opinião nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *