Os pontos mais críticos de segurança para grandes empresas

Os pontos mais críticos de segurança para grandes empresas

A segurança dos sistemas informáticos é fundamental para garantir que a sua informação não se perde e que os sistemas não entram em colapso. Uma falha informática ou o roubo de dados importantes pode comprometer seriamente a continuidade de um negócio. Cada vez mais as empresas se preocupam em utilizar ferramentas que lhes permitem proteger os sistemas e a informação. Contudo, existem sempre vulnerabilidades de segurança que podem comprometer o bom funcionamento dos sistemas. No artigo de hoje, abordamos os pontos mais críticos de segurança para grandes empresas!

Acesso às instalações

O data center é dos elementos mais importantes para a segurança das empresas, pelo que é fundamental que esteja bem protegido contra desastres naturais e contra acessos indesejados. Para proteger mais eficazmente a infraestrutura de TI, cada vez mais empresas optam por colocar toda a gestão na nuvem. Deste modo, garantem que as informações se mantêm intactas e facilmente recuperáveis mesmo em casos mais extremos.

Ameaças naturais

As ameaças naturais são sempre um ponto crítico de segurança, pois por mais que o empresário se previna e proteja, existem sempre coisas que vão fugir ao seu controlo. O local onde o data center está instalado precisa de manutenção constante, para minimizar o máximo possível os efeitos de uma eventual catástrofe natural.

Erro humano

As falhas humanas são as principais causadores de fugas de informação e perdas de dados. Abrir e-mails com anexos suspeitos, clicar em links pouco confiáveis e utilizar dispositivos amovíveis sem proteção de antivírus são das principais falhas que os colaboradores cometem nas empresas. Assim, é essencial que as empresas definam uma política de segurança rígida, para que os colaboradores percebam a necessidade de proteger ao máximo as suas informações.

Falta de investimento

As empresas, por vezes, não investem o que deveriam em novo hardware e software e os equipamentos tornam-se obsoletos e mais propensos à entrada de vírus. É muito importante que as empresas mantenham sempre os softwares que utilizam na última versão disponível e que estejam atentos ao mercado para que fiquem a par das tendências e dos novos equipamentos e soluções de segurança.

Utilização de inúmeros dispositivos

Muitos colaboradores passam dados da empresa do computador para pen drives ou para discos externos e não têm o cuidado suficiente, acabando por colocar em risco não só os equipamentos mas como também todas as informações do negócio. Aconselha-se a que se diminua o máximo possível a utilização de dispositivos amovíveis. Mais uma vez, aconselha-se o uso de armazenamento e backup na Cloud, pois desta forma os dados ficam sempre disponíveis para toda a equipa e sem os riscos que o uso de pen’s e demais dispositivos têm!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *