Dicas de segurança

O custo real da perda de dados para as empresas

O custo real da perda de dados para as empresas

Basta um segundo para perder toda a informação da sua empresa. E acredite que se não estiver previamente preparado é necessário muito tempo para recuperar as operações quotidianas do seu negócio. Por norma, o ser humano só se lembra de resolver os problemas depois deles acontecerem e infelizmente, poucas são as organizações que investem realmente em planos de continuidade operacional e em soluções de recuperação de dados como o RAAS. A perda de dados para um negócio pode ser completamente fatal, pelo que é fundamental conhecer o custo real da perda de informação para as empresas. Vamos perceber no artigo de hoje o que está em causa quando perdemos os dados mais importantes da nossa empresa!

Perdas financeiras

Todas as perdas nos fazem perder dinheiro num primeiro momento. Se o nosso negócio ficar parado, não vamos poder produzir nem dar resposta a solicitações e isso reflete-se sem qualquer dúvida na área financeira da empresa. Mesmo que seja capaz de recuperar os dados perdidos ou roubados, se não tiver uma solução de recuperação instantânea dos dados vai ter um período de interrupção e inevitavelmente haverá perda monetária para o negócio.

Perda de tempo

Os colaboradores têm as suas tarefas bem definidas e quando é necessário refazer um trabalho existe perda de tempo. Os colaboradores que ficarem responsáveis por retomar a normal atividade da empresa ficarão impedidos de realizar as suas atividades quotidianas e isso refletir-se-á numa acumulação de trabalho. Além disso, ter que refazer tarefas também pode levar a uma desmotivação geral por parte das equipas. E, mais uma vez, as perdas financeiras estão aqui subjacentes: as equipas ficam com trabalho acumulado, produzem menos e a empresa perde oportunidades.

Perda de informações sigilosas

A perda de dados sensíveis, como é o caso dos dados bancários, é um problema e estas informações são as favoritas dos hackers. Perder os dados financeiros pode tornar-se um verdadeiro pesadelo, pois os prejuízos financeiros poderão ser enormes (mais uma vez temos a questão financeira presente!). Infelizmente, não podemos eliminar totalmente a probabilidade de sofrer um ataque, mas podemos ter alguns cuidados. Se estiver fora do escritório e precisar de aceder a informação importante, deve utilizar sempre uma ligação VPN. Uma VPN (rede privada virtual) é um tipo de conexão privada que utiliza uma rede pública para aceder aos dados da sua empresa. Contém uma criptografia de conexão que impede a interceção de dados e rastreamento de IP’s. Esta é a forma mais segura de aceder aos dados da empresa através de redes públicas e deve ser a única forma permitida pela empresa para os colaboradores poderem aceder ao e-mail corporativo fora da rede interna

Perda de clientes

Em última instância, devido ao roubo e exposição de dados as empresas poderão perder clientes, uma vez que a confiança fica quebrada no momento em que os clientes sabem que a empresa não protege eficazmente os seus dados. Além disso, conseguir conquistar novos clientes poderá tornar-se verdadeiramente difícil após uma empresa ver os seus dados expostos.

 

Mesmo que utilize todas as medidas preventivas, nada lhe pode garantir que a sua empresa não vai ser atacada. Por isso mesmo, a melhor solução é a prevenção através de uma solução de disaster recovery. Uma solução de disaster recovery é um processo muito completo que garante a proteção dos dados e a sua recuperação em caso de falhas. O backup faz parte do disaster recovery, mas é apenas uma das suas componentes. O disaster recovery é uma solução muito completa visto que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *