Uncategorized

As melhores dicas de segurança para proteger as suas passwords

As melhores dicas de segurança para proteger as suas passwords

Todos os dias lidamos com passwords e nem pensamos na importância que elas têm. Quando temos que criar uma nova password, a imaginação falha-nos e muitas vezes utilizamos passwords iguais em todas as contas que temos e escolhemos combinações de letras e números básicas que facilmente poderiam ser descobertas. Contudo, hoje em dia ocorrem muitos crimes relacionados com o roubo de passwords, que resultam em crimes de fraude, roubo de dados bancários, entre outros. É cada vez mais importante proteger a informação no nosso dia-a-dia. No artigo de hoje, deixamos-lhe as melhores dicas de segurança para proteger as suas passwords!

Senhas diferentes para cada site

É mais fácil utilizar a mesma senha para todos os fins, mas a verdade é que se escolher sempre a mesma combinação de letras e números corre um maior risco de ver a sua informação roubada. A primeira regra é escolher uma password diferente para cada serviço online que utilizar!

Altere as passwords com frequência

As suas passwords não devem ser as mesmas para sempre! Aconselha-se a que utilize uma password nova a cada 90 dias. Para se lembrar de a alterar, pode utilizar o serviço de alertas do Outlook, por exemplo. O importante é que as senhas se alterem com regularidade e, no caso da senha de e-mails institucionais, esta deve ser uma regra obrigatória para todos os colaboradores.

Crie senhas longas

A sua password deve ter no mínimo 8 caracteres. Além disso, deve misturar sempre letras maiúsculas com letras minúsculas, números e caracteres especiais. A probabilidade de acertar numa senha complexa é bastante reduzida. Outro fator importante: nunca utilize senhas relacionadas consigo, como a sua data de nascimento, as suas iniciais ou a matrícula do seu carro. Estas senhas são as mais óbvias e devem ser evitadas.

Não utilize palavras inteiras

Não utilize palavras inteiras escritas normalmente, seja no seu idioma ou noutro idioma estrangeiro. Existem softwares que conseguem encontrar passwords procurando por combinações com todas as palavras existentes. Invente palavras que para si façam algum sentido (como por exemplo “O meu carro é amarelo”, que passaria a ser OMCEA). Deste modo, torna-se fácil para si memorizar a password e dificulta o trabalho dos hackers!

Nunca grave as senhas em browsers

Quando entramos pela primeira vez num site com password, o sistema pergunta-nos se queremos gravar a nossa informação. Nunca grave senhas em browsers, sobretudo em computadores que não são seus. Além disso, deve ainda fazer logout sempre que saia do website. Muitas vezes, as pessoas apenas fecham o browser, mas isso não está correto; é necessário terminar a sessão em todos os sites em que colocou as suas passwords.

Cuidado ao armazenar as passwords

Se precisar de guardar as suas passwords, salve o arquive num dispositivo amovível e deixe-o bem afastado do seu computador! Nunca armazene as suas passwords no computador em ficheiros descodificados e jamais deixe uma password escrita num papel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *