Dicas de segurança

As melhores práticas para garantir a eficácia do backup dos seus dados

As melhores práticas para garantir a eficácia do backup dos seus dados

Um backup é a cópia de arquivos importantes para um outro dispositivo de armazenamento, seja discos externos, pens, CD’s ou armazenamento na Cloud.  O backup é uma das principais medidas de proteção da informação, uma vez que garante que os dados estão seguros e protegidos mesmo em casos de problemas com máquinas e ataques informáticos. Infelizmente, ainda existem empresas que não dão o devido valor ao backup e que não o fazem com regularidade. Assim, quando acontece algum problema, perdem informações importantes para o negócio. No artigo de hoje, e para o ajudar a proteger a sua informação mais importante, apresentamos as melhores práticas para garantir a eficácia do backup dos seus dados.

Escolha consciente do local de backup

Existem diversas possibilidades para o armazenamento da cópia dos seus dados e deve escolher o local mais apropriado à relevância dos seus dados. Atualmente, uma das opções mais escolhidas pelos responsáveis de TI é o armazenamento na Cloud, visto que apresenta grandes níveis de segurança e permite o acesso aos dados a partir de qualquer dispositivo. No caso de dados muito importantes e totalmente necessários para o bom funcionamento do negócio, aconselha-se que se efetue mais do que uma cópia dos mesmos. Assim, mesmo que um dos locais sofra algum ataque informático vai conseguir aceder aos dados! Apesar de haver mecanismos que garantem a capacidade de todos os utilizadores acederem aos recursos, os serviços de backup na Cloud devem ser monitorizados. Este ponto é essencial porque apesar da garantia de que a solução contratada está sempre disponível e no máximo nível de performance, há sempre a probabilidade de que a empresa tenha dificuldades em aceder aos recursos necessários para o seu trabalho diário.

Realize backups com frequência

Os backups devem ser diários, pois só assim conseguirá garantir que nenhuma das suas informações mais importantes se perde. A realização de backups apenas no final do dia de trabalho pode comprometer todo o trabalho realizado nesse dia. Assim, é cada vez mais frequentes as empresas trabalharem os seus documentos em soluções online como o Office 365, que guarda toda a informação de modo automático.

Escolha o que vai ser armazenado

Após definir a forma de armazenamento e a periodicidade dos backups, deve definir qual a informação que pretende salvaguardar. Ser seletivo no momento do backup vai tornar o seu armazenamento mais eficiente, pois não haverá dados duplicados de forma desnecessária. Existem aplicações que verificam a redundância dos dados na hora do backup, pois consegues detetar dados que não foram alterados desde o último backup e que por isso não precisam de uma nova cópia.

Teste os backups

Os backups existem para serem utilizados em caso de perda de dados, pelo que um backup que não funciona não serve para nada. É importante testar manualmente os backups realizados, para que se verifique em tempo útil potenciais rompimento de ficheiros durante a realização das cópias. Assegurar que os backups estão a funcionar em pleno é uma das práticas mais importantes, mas também uma das mais subestimadas.

 

Cerca de 30% das pessoas que utilizam um computador nunca fizeram um backup. Muitas dessas pessoas não fazem cópias de segurança da sua informação pessoal, mas também não garantem cópias da informação de negócios. Uma boa infraestrutura tecnológica é hoje em dia tão importante como ter alicerces sólidos que suportam fisicamente a organização. Nos dias que correm, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa e é obrigatório apostar fortemente na segurança dos dados para sobreviver e vencer num mundo empresarial tão competitivo. A pensar na necessidade de proteger os dados das empresas da forma mais eficaz possível, a IT PEERS preparou um e-book onde vai encontrar tudo aquilo que precisa de saber para proteger a sua informação!

Faça download do nosso e-book sobre segurança da informação!

One thought on “As melhores práticas para garantir a eficácia do backup dos seus dados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *