Uncategorized

Tudo o que precisa de saber sobre backups

Tudo o que precisa de saber sobre backups

Numa era em que a tecnologia domina o nosso dia-a-dia, já não deveria ser preciso falar sobre a importância dos backups. No entanto, ainda existem muitas pessoas que pensam que este é um processo muito complicado e por isso evitam incluí-lo na sua rotina. Além disso, pensamos sempre que os azares só acontecem aos outros e não nos preocupamos realmente com a possibilidade de um dia sermos vítimas de um ataque informática e de perdermos toda a nossa informação. Mas desengane-se quem pensa que está imune à perda de dados. Nos dias de hoje, as ameaças são mais do que muitas e por isso mesmo devemos proteger-nos de todas as formas possíveis. O backup é uma das mais importantes e neste artigo vamos abordar tudo o que precisa de saber sobre este tema!

O que é um backup?

O backup nada mais é do que a cópia de arquivos importantes para um outro dispositivo de armazenamento, seja discos externos, pens, CD’s ou armazenamento na Cloud.  O backup é uma das principais medidas de proteção da informação, uma vez que garantem que os dados estão seguros e protegidos mesmo em casos de problemas com máquinas e ataques informáticos.

Tipos de backup

  • Backup completo

Este tipo de backup realiza a cópia integral de todos os arquivos existentes num determinado ambiente ou servidor. Nesta situação, existe uma reprodução fidedigna e completa de todas as informações existentes. Este tipo de backup é o que existe mais espaço de armazenagem e é também o que demora mais tempo a ficar completo. Contudo, garante que todos os dados existentes estão salvaguardados e é a base para a existência de um plano de disaster recovery, ou seja, é o primeiro passo para que consiga recuperar todo o ambiente ou servidor em caso de perda total dos dados.

  • Backup incremental

Faz uma cópia dos dados que sofreram alterações desde o último backup incremental, o que faz com que seja copiada uma quantidade menor de dados. Isto faz com que o processo termine mais rapidamente e que seja necessário um menor espaço de armazenamento. Como não é feita uma cópia completa dos dados, este é o tipo de backup mais rápido. Aconselha-se que este tipo de backup seja efetuado com bastante regularidade.

  • Backup diferencial

É um tipo de backup muito semelhante ao backup incremental. A principal diferença é que nesta situação são armazenados os dados que foram alterados desde o último backup completo, o que faz com que sejam armazenados mais dados do que no backup anterior.

  • Backup incremental contínuo

Esta é a modalidade de backup mais recente e tem sido muito utilizada pelas empresas. É semelhante ao backup incremental, mas garante uma maior disponibilidade dos dados. Este tipo de backup permite a automatização do processo de recuperação de dados, libertando o utilizador da tarefa de verificar quais as bases de dados que precisam de ser recuperadas. Esta modalidade funciona como um backup completo, com bastante agilidade e transparência, sendo muito rápida a recuperação dos dados. Tem ainda a vantagem de consumir pouco espaço de armazenamento.

Quais são as vantagens de ter um backup na Cloud?

  • Maior mobilidade

Onde quer que esteja, consegue sempre consultar os seus ficheiros através de um computador ou de um dispositivo móvel. Já não é necessário transportar discos externos e pens USB para garantir que tem os ficheiros de que necessita quando viaja. A nuvem disponibiliza o acesso universal à computação de máxima potência, permitindo o acesso a servidores de arquivos para qualquer utilizador com um dispositivo com acesso à rede.

  • Otimização dos recursos humanos

O backup na Cloud liberta a equipa de TI para outras tarefas e deixa-a livre dos problemas relacionados com falhas de rede. Armazenar os arquivos na nuvem faz com que não tenha custos com manutenção, atualização e formação de colaboradores. Tudo é feito de forma automática e a probabilidade de haver erros fica muito reduzida.

  • Proteção constante

A nuvem faz o backup automático e de forma constante, sem que tenha de se preocupar com isso. Não correrá mais o risco de perder aquele documento em que esteve a trabalhar durante todo o dia! E não terá mais que se preocupar com clicar no botão “salvar” a cada cinco minutos!

Uma falha no sistema ameaça seriamente a produtividade de uma empresa. Em caso de falha, relatórios importantes podem perder-se e mesmo com uma política de realização de backups frequentes, pode nunca se conseguir recuperar informação imprescindível para a empresa. Ao usar um sistema de armazenamento e backup na nuvem, os dados ficam totalmente seguros mesmo em caso de falhas do sistema. Terá os seus dados sempre disponíveis e atualizados e não precisa de se preocupar em demasia com falhas do sistema.

  • Melhor comunicação dentro das equipas

O armazenamento dos arquivos na Cloud permite uma partilha mais fácil com todos os colegas, não havendo necessidade de enviar grandes arquivos por e-mail ou passa-los através de pens USB. Como os arquivos estão armazenados na Cloud, cada utilizador pode aceder aos ficheiros e fazer as alterações que quiser, ficando estas automaticamente guardadas.

  • Flexibilidade de soluções

Diversas empresas fornecem soluções flexíveis e de acordo com as necessidades específicas de cada empresas. Deste modo, não existe a necessidade uma empresa comprar mais espaço na Cloud do que aquele que realmente necessita, o que se torna uma vantagem a nível de custos. Se houver necessidade de aumentar o tamanho do armazenamento na Cloud também é possível fazer esse upgrade facilmente.

4 thoughts on “Tudo o que precisa de saber sobre backups

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *