Saiba qual opção escolher: storage ou backup na Cloud

Saiba qual opção escolher: storage ou backup na Cloud

A Cloud é já uma opção primordial para a maior parte das empresas, que utiliza este tipo de tecnologia para armazenar os seus dados. A Cloud oferece inúmeras vantagens, das quais se destacam a redução de custos, a gestão simples, segurança elevada e acesso fácil aos dados a partir de qualquer lugar do Mundo com acesso à Internet. No entanto, apesar da crescente utilização da Cloud, ainda existem muitas empresas que se questionam: “devo usar a cloud como sistema de storage ou só como um backup dos meus dados?”, “será que a cloud é tão segura como dizem?”. Apesar de parecerem semelhantes, storage e backup na Cloud são coisas distintas, pois a utilização dos dados que fazem é diferente. Contudo, estas duas opções são complementares e não rivais. No artigo de hoje, vamos conhecer as diferenças entre estas duas tecnologias para que saiba qual opção escolher: storage ou backup na Cloud!

Storage ou backup

O backup na Cloud garante que os dados são armazenados de forma automática em servidores virtuais (ao mesmo tempo que ficam armazenados na estrutura interna). Num cenário de desastre, estes servidores repõem rapidamente os dados. Assim sendo, mesmo que a infraestrutura física da empresa se danifique, garante-se que os dados se mantêm seguros e acessíveis de imediato para que a empresa continue a operar no seu modo normal. Esta opção é extremamente útil nas organizações que não podem parar (e, verdade seja dita, hoje em dia nenhuma empresa pode dar-se ao luxo de interromper as suas operações). A infraestrutura na cloud é muito flexível e suporta diferentes tipos de backup.

Com o armazenamento na cloud, os utilizadores podem aceder aos dados a partir de qualquer local do Mundo, desde que tenham acesso à Internet. Traz imensas vantagens para as empresas que pretendem o trabalho inter-departamentos e que necessitam de editar documentos e ficheiros comuns. Esta opção permite definir diversos níveis de permissão, de acordo com a hierarquia, por exemplo. Existem documentos que apenas podem ser lidos por determinados colaboradores, enquanto outros podem ser editados. Esta opção permite que a empresa não tenha que investir num sistema de storage interno, evitando assim custos de manutenção e atualização. As empresas que utilizam este tipo de storage pagam apenas por aquilo que utilizam. No entanto, as empresas devem ter em consideração que este modelo não tem um serviço de backup associado, pelo que cada organização deve garantir que os dados se mantêm copiados numa outra infraestrutura (seja ela física ou virtual).

Qual solução escolher?

A opção que deve escolher é aquela que mais se adequa com a estratégia de TI definida pela sua organização. O que aconselhamos é que utilize um parceiro de referenciado e que tenha provas dadas em termos de segurança e eficiência. Qualquer que seja a sua opção, a gestão da sua informação será feita pelo prestador do serviço, pelo que é fundamental que tenha uma relação de absoluta confiança com o parceiro que escolher.

A IT PEERS tem soluções que lhe permitem tirar partido dos conceitos de virtualização e cloud computing para arquiteturas dinâmicas, escaláveis, seguras e otimizadas em custo. Saiba mais sobre a sua oferta na área da Cloud! 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *