Dicas de segurança

A importância do backup e do disaster recovery nas empresas

A importância do backup e do disaster recovery nas empresas

As organizações não podem parar. Uma falha no sistema é sinónimo de perdas enormes para a empresa, podendo mesmo colocar em risco a sua sobrevivência. Por isso, é muito importante estar preparado para reagir em caso de desastre natural ou de ciberataque. A melhor forma de prevenção é através do backup e dos planos de disaster recovery, algo que, infelizmente, ainda não é muito valorizado na maioria das organizações. Neste artigo falamos sobre a importância do backup e do disaster recovery nas empresas!

Porque é que o backup é importante?

Os dados de um negócio são importantíssimos para o seu correto funcionamento e são o primeiro passo para qualquer plano de continuidade. O backup nada mais é do que uma cópia dos artigos importantes para o seu negócio. Assim, se o arquivo original se perder, tem uma espécie de “segunda via” que o irá salvar. É importante ter em conta que essa cópia deve ficar armazenada num local diferente do local original e deve manter-se num ambiente seguro. O backup garante que, independentemente da sua estratégia atual, continuará a ter dados seguros para que o negócio possa continuar de forma habitual.

Atualmente, diversos vírus de computador são ameaças reais para as informações. Também existem cada vez mais ataques dirigidos para roubar dados. E, para piorar o cenário, nunca estamos livres de catástrofes naturais que podem destruir toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Aconselha-se que a cópia dos seus dados seja armazenada na Cloud, pois deste modo poderá ter acesso instantâneo e a partir de qualquer lugar à sua informação. As soluções na Cloud são mais seguras que as opções tradicionais e são também mais económicas.

E depois do ataque? Disaster recovery!

Mesmo que considere que a sua empresa está livre de ser vítima de ataques, não pode descansar! Os ataques informáticos estão cada vez mais sofisticados, pelo que é cada vez mais improvável saber quando é que iremos ser alvo de um. Por isso, é essencial que implementa uma solução de disaster recovery, que lhe permita recuperar um servidor virtual de forma instantânea. O plano de recuperação de desastres deve ser elaborado por todos os setores da empresa. É imprescindível que todos os colaboradores saibam como salvaguardar a sua informação e como utilizar a tecnologia de modo correto. Além disto, devem estar conscientes dos riscos e das vulnerabilidades e devem atualizar sempre as ferramentas que utilizam no dia a dia. É realmente importante que exista uma integração do departamento de TI com os restantes departamentos, pois só desta forma se consegue que os colaboradoras encarem a segurança dos dados com seriedade.

O disaster recovery precisa de saber quais são os pontos críticos da infraestrutura, quais  as prioridades de recuperação e de que forma se efetuam os testes de validação. O plano de disaster recovery serve para reduzir os riscos e o tempo de inatividade, através da garantia de uma duplicação de infraestruturas.

 

RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos. Fale connosco e saiba mais sobre esta solução!

 

 

One thought on “A importância do backup e do disaster recovery nas empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *