Dicas de segurança

A sua empresa está preparada para recuperar de um desastre?

A sua empresa está preparada para recuperar de um desastre?

Garantir a segurança dos dados, assegurar a disponibilidade dos sistemas e ter um plano de ação em caso de desastres informáticos são passos essenciais para que a área de TI de uma empresa funcione bem. Não vale a pena pensar que os desastres só acontecem aos outros, pois atualmente vivemos numa era em que as ameaças se proliferam todos os dias e em que os ataques são cada vez mais imprevisíveis. O plano de recuperação de desastres é, por isso, uma ferramenta cada vez mais utilizada nas empresas, mas ainda existe muito desconhecimento face a este tema. Por esse motivo, preparamos uma checklist para que possa verificar rapidamente se a sua empresa está preparada para recuperar de um desastre!

A sua empresa está bem preparada se for proativa

É importante ter uma ação proativa no que diz respeito a desastres informáticos, pois só com uma ação planeada previamente é que vai ser capaz de reagir em tempo útil. Implemente medidas de prevenção, para evitar que aconteçam problemas que coloquem em risco a segurança da sua empresa e que a façam parar durante um período indeterminado. Utilizar antivírus e fazer backup com frequência na Cloud são dois exemplos de medidas preventivas que farão toda a diferença em caso de ataque informático.

A sua empresa está bem preparada se automatizar o máximo de tarefas possíveis

Muitas tarefas na área das tecnologias da informação são bastante repetitivas, o que leva à desmotivação por parte dos recursos humanos. Automatizar os processos é uma forma de reduzir os custos de TI, visto que não é necessário destacar um colaborador para estar exclusivamente dedicado a tarefas monótonas. A automatização reduz o tempo que as tarefas levam a ser executadas e diminui a probabilidade de erro humano. Este é um dos cuidados de segurança mais eficazes que pode implementar.

A sua empresa está bem preparada se analisar todos os riscos regularmente

O IT manager deve analisar todos os riscos, ameaças e vulnerabilidades de todo o sistema de TI com alguma frequência, bem como de toda a área geográfica envolvente. O objetivo deste passo é identificar todas as falhas possíveis que possam comprometer a continuidade do negócio em caso de desastre informático ou de ataque de um hacker.

A sua empresa está bem preparada se utilizar uma solução de disaster recovery

Estamos dependentes da tecnologia e não há como negar este facto. Apesar de estarem cada vez mais evoluídas, infelizmente ainda não existem soluções 100% seguras, pelo que os sistemas e as infraestruturas das empresas estão todos os dias expostas a riscos de natureza humana, riscos de falhas mecânicas e riscos de catástrofes naturais. Por esse motivo, é cada vez mais importante implementar uma solução de disaster recovery que combine as políticas e os procedimentos necessários para garantirem a recuperação da informação e o rápido regresso à normalidade em caso de desastre ou ataque informático.  O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Fale connosco e saiba mais sobre esta solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *