Dicas de segurança

Disaster recovery: 5 razões para implementar agora mesmo esta solução

5 razões para implementar agora mesmo uma solução de disaster recovery

Vivemos num mundo conectado, em que a revolução digital tem transformado a forma como lidamos com os recursos de TI das empresas. Hoje em dia, a as ferramentas tecnológicas são muito mais valorizadas do que antes e existe a necessidade de preservar os recursos física e digitalmente. A infraestrutura de TI é uma ferramenta muito delicada e está exposta a diversos riscos. Assim, é preciso protegê-la de possíveis desastres. No artigo de hoje, damos-lhe 5 razões para implementar agora mesmo uma solução de disaster recovery!

O ser humano falha

A maior parte dos problemas com infraestruturas de TI acontece devido a erro humano, e muitas dessas falhas acontecem devido a configuração inadequada por parte dos recursos humanos da empresa. Assim, como é impossível eliminar a probabilidade de haver erro humano, a solução mais acertada é implementar uma solução de disaster recovery que permita minimizar o impacto dos erros cometidos.

Redução de custos

É mais económico implementar máquinas virtuais que são capazes de recuperar os dados em caso de desastre. Antes de haver virtualização, os custos com a recuperação eram três vezes mais elevados, porque as empresas tinham a necessidade de ter diversos data centers que replicassem os dados. Uma solução de disaster recovery na Cloud oferece custos mais acessíveis e uma maior eficácia.

Falhas de hardware

Até o melhor equipamento do mercado corre o risco de falhar. Infelizmente, 99% dos profissionais de TI têm uma história para contar relacionada com falhas de hardware. Assim, é essencial que a solução escolhida contemple ações em caso de falhas de hardware, pois só assim se conseguirá minimizar os danos causados com as falhas dos equipamentos.

Redução de prejuízos

A perda de dados numa empresa pode ser fatal, levando mesmo à sua falência. Além disso, uma empresa que veja os seus dados expostos terá a necessidade de recuperar a sua boa imagem e de recuperar a confiança junto dos clientes e demais stakeholders. Segundo a Gartner apenas 35% das pequenas e médias empresas apostam num plano de disaster recovery e são estas que mais facilmente conseguem atingir o sucesso. Assim, uma solução deste tipo é essencial para minimizar (e em alguns casos eliminar) os danos causados pela exposição de dados confidenciais.

Maior satisfação dos clientes

O consumidor atual é cada vez mais informado e exigente, pelo que não vai tolerar um serviço que não esteja disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. Uma indisponibilidade de infraestrutura pode significar grandes perdas de negócios e de clientes importantes.

 

O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

One thought on “Disaster recovery: 5 razões para implementar agora mesmo esta solução

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *