Dicas de segurança

Porque devo implementar uma solução de mascaramento de dados?

Porque devo implementar uma solução de mascaramento de dados?

Nunca antes como agora, a segurança da informação foi tão importante. Nesta era em que vivemos conectados das mais diversas formas, as ameaças ?a integridade dos dados multiplicam-se a um ritmo muito acelerado, o que faz com que seja cada vez mais difícil garantir que os nossos dados estão realmente seguros. Uma das soluções mais eficazes atualmente é o mascaramento de dados, um conceito que já faz parte do dia-a-dia de muitas empresas um pouco por todo o Mundo. Neste artigo, vamos mostrar-lhe porque deve implementar uma solução de mascaramento de dados no seu negócio!

Mas afinal, o que é o mascaramento de dados?

Mascarar os dados tem o principal objetivo de proteger os dados confidenciais contra acessos não autorizados. Na prática, as ferramentas de mascaramento de dados criam uma versão semelhante aos dados originais em termos de estrutura mas sem revelar a sua verdadeira informação. Na realidade, o seu formato original mantêm-se inalterado mas os dados apresentados são fictícios, sem interferir com a lógica da base de dados. Os dados mascarados podem ser utilizados em ambientes de teste e em auditorias, não comprometendo o resultado da análise, mas garantindo sempre a confidencialidade da informação sensível. Um processo manual para proteger os dados consome muito tempo e recursos humanos pelo que a melhor opção é recorrer a ferramentas que façam o processo de modo automático, como o Datapeers.

Porque é que mascarar os dados é tão importante?

  • A razão principal, e aquela que deve ser o foco da sua atuação enquanto responsável pelo tratamento da informação é a segurança reforçada dos dados. Com o mascaramento de dados poderá utilizar dados sensíveis em todos os seus ambientes de teste e garantir que a informação confidencial se mantém confidencial! Esta informação mascarada poderá ser utilizada para efeitos de marketing e auditorias, bem como para análises de comportamento do consumidor e de tendências do mercado. Nenhum dado real é revelado em nenhuma circunstância.
  • Ao mascarar os dados, vai passar para o exterior uma imagem de preocupação e responsabilidade pelos dados de terceiros, o que agradará os seus atuais e futuros clientes e também aos seus parceiros de negócio. Com a onda de informação sobre a necessidade de proteger os dados, os próprios consumidores estão mais receosos no que à segurança da informação diz respeito e se souberem que a sua empresa cumpre todos os requisitos legais, vão tornar-se fiéis à sua marca e irão passar uma mensagem positiva sobre si!
  • Um outro fator muito importante prende-se com o novo regulamento de proteção de dados que entrou em vigor, com carácter obrigatório, em maio deste ano. Esta nova lei obriga as empresas a terem uma especial atenção ao modo como tratam os dados dos seus clientes e caso haja incumprimento as multas serão bastante elevadas. Assim sendo, o mascaramento de dados ajuda as empresas a cumprir a nova lei e é uma ferramenta essencial para garantir que as informações não se perdem.

Os softwares que permitem o mascaramento de dados, como o Datapeers, permitem o acesso aos dados sem a exposição da informação privada. Esta solução garante os mais elevados níveis de segurança e o mais elevado nível de desempenho. Nenhuma regra de negócio é danificada devido à ampla biblioteca de mascaramento de dados.

 

2 thoughts on “Porque devo implementar uma solução de mascaramento de dados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *