Dicas de segurança

Saiba como o disaster recovery pode salvar a sua empresa

Nos dias que correm, nenhuma empresa está completamente livre de sofrer algum tipo de desastre, seja natural ou seja causado por erro humano. As ameaças são cada vez mais sofisticadas e a maior parte das empresas ainda não encara esta questão com seriedade, pois não têm forma de recuperar rapidamente de um desastre, o que coloca inevitavelmente em risco a produtividade diária e a segurança da informação. Um plano de disaster recovery é uma ferramenta essencial para garantir que os dados mais importantes do negócio se mantém seguros mesmo em situações mais extremas. Mas de que forma é que o disaster recovery pode salvar a sua empresa?

O ser humano falha e não há como negar isso

A maior parte dos problemas com infraestruturas de TI acontece devido a erro humano, e muitas dessas falhas acontecem devido a configuração inadequada por parte dos recursos humanos da empresa. Não vale a pena pintar um cenário cor-de-rosa em que os colaboradores não erram. Assim, como é impossível eliminar a probabilidade de haver erro humano, a solução mais acertada é implementar uma solução de disaster recovery que lhe vai permitir minimizar o impacto dos erros cometidos.

O disaster recovery minimiza os prejuízos financeiros

A perda de dados numa empresa pode ser fatal, levando mesmo à sua falência. Além disso, uma empresa que veja os seus dados expostos terá a necessidade de recuperar a sua boa imagem e de recuperar a confiança junto dos clientes e demais stakeholders. Segundo a Gartner apenas 35% das pequenas e médias empresas apostam num plano de disaster recovery e são estas que mais facilmente conseguem atingir o sucesso após uma situação de crise. A adoção de soluções de disaster recovery vai minimizar os danos causados por um desastre informático!

Política de backups incluída

No dia-a-dia empresarial agitado, muitos gestores e responsáveis de informática acabam por se esquecer disto. É fundamental que as empresas tenham o hábito de guardar cópias da informação mais importante num sistema à parte, de preferência na Cloud. Desta forma, garantem que mesmo em caso de ataque informático não perdem a informação mais valiosa. No momento em que for alvo de um ataque, vai sentir-se mais tranquilo visto que tem os seus dados importantes seguros. As soluções de disaster recovery criam automaticamente cópias de segurança da sua informação, o que lhe permite ter sempre uma cópia dos dados mais importantes para o seu negócio.

Clientes mais satisfeitos

O consumidor atual é cada vez mais informado e exigente, pelo que não vai tolerar um serviço que não esteja disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. Uma indisponibilidade de infraestrutura pode significar grandes perdas de negócios e de clientes importantes. Com um serviço de disaster recovery, o tempo de inatividade reduz-se drasticamente e, em muitos casos, os utilizadores de um serviço nem percebem que aconteceu algo na empresa!

 

Uma solução de disaster recovery é um processo muito completo que garante a proteção dos dados e a sua recuperação em caso de falhas. O backup faz parte do disaster recovery, mas é apenas uma das suas componentes. O disaster recovery é uma solução muito completa visto que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *