Dicas de segurança

Como é que o disaster recovery pode proteger a sua empresa?

Como é que o disaster recovery pode proteger a sua empresa?

Vivemos numa época em que as ameaças virtuais são cada vez mais frequentes e é praticamente obrigatório pensar em planos de recuperação de desastres nas empresas. Felizmente, a tecnologia tem avançado a um bom ritmo, pelo que já temos ao nosso dispor soluções que permitem recuperar os dados mesmo em caso de ataques ou desastres mais extremos. No artigo de hoje, vamos perceber como é que o disaster recovery pode proteger a sua empresa!

Após um desastre, a sua empresa pode simplesmente deixar de existir

O risco de trabalhar sem um plano de disaster recovery é enorme. Estatísticas recentes revelam que as empresas que não utilizam este tipo de soluções e que sofrem um ataque informático, são severamente penalizadas: 43% das empresas não volta a reabrir e 51% fecha num período de três anos após o ataque. Além dos evidentes prejuízos financeiros que uma empresa atacada tem, a perda de dados provoca atrasos na operação da empresas, perdas de produtividade e danos, muitas vezes definitivos, na imagem institucional.

Elimine (ou reduza substancialmente) a probabilidade de erro humano

A maior parte dos problemas com infraestruturas de TI acontece devido a erro humano, e muitas dessas falhas acontecem devido a configuração inadequada por parte dos recursos humanos da empresa. Não vale a pena pintar um cenário cor-de-rosa em que os colaboradores não erram: o ser humano vai sempre cometer falhas. Assim sendo, como é impossível eliminar a probabilidade de haver erro humano, a solução mais acertada é implementar uma solução de disaster recovery que lhe vai permitir minimizar o impacto dos erros cometidos.

Defina uma equipa responsável pela área de desastres

Para que o plano de recuperação de desastres funcione corretamente, é aconselhável criar uma equipa especializada para solucionar os problemas que possam surgir e que fique responsável pelas ações preventivas. Esta equipa de gestão de crises ficará também responsável por detetar as perdas e tentar recuperar os dados perdidos, assim como será a equipa responsável por formar e consciencializar os colaboradores da organização para a importância da proteção da informação.

Cerca de 30% das pessoas que utilizam um computador nunca fizeram um backup. Muitas dessas pessoas não fazem cópias de segurança da sua informação pessoal, mas também não garantem cópias da informação de negócios. Uma boa infraestrutura tecnológica é hoje em dia tão importante como ter alicerces sólidos que suportam fisicamente a organização. Nos dias que correm, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa e é obrigatório apostar fortemente na segurança dos dados para sobreviver e vencer num mundo empresarial tão competitivo. A pensar na necessidade de proteger os dados das empresas da forma mais eficaz possível, a IT PEERS preparou um e-book onde vai encontrar tudo aquilo que precisa de saber para proteger a sua informação!

Faça download do nosso e-book sobre segurança da informação!

One thought on “Como é que o disaster recovery pode proteger a sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *