Perdi os dados do servidor da minha empresa. O que devo fazer?

Perdi os dados do servidor da minha empresa. O que devo fazer?

Hoje em dia, é fundamental que os gestores de TI implementem uma boa estratégia contra a perda de dados nas empresas. Apesar de não haver soluções milagrosas para evitar a cem por cento ataques informáticos ou perdas de dados por desastres naturais, existem soluções e boas práticas que nos ajudam a recuperar os dados mesmo no caso de situações extremas. A perda de dados pode levar à “morte” do negócio, pelo que este deve ser um assunto prioritário para as empresas. No artigo de hoje, apresentamos as melhores formas de previnir a perda de dados e sugerimos-lhe uma opção para recuperá-los caso algo fuja ao seu controlo!

Porque é que a sua empresa corre o risco de perder dados?

Apenas 63% dos profissionais de TI encaram a perda de dados como uma preocupação prioritária (segundo dados de uma pesquisa levada a cabo pela Kroll OnTrack). No entanto, todos os dias as empresas enfrentam o risco de perder dados e as principais causas de perda de dados nas empresas são:

  • erro humano
  • falhas de segurança
  • falhas na infraestrutura
  • dados corrompidos
  • desastres naturais (incêndios, cheias, sismos…)

Dicas para evitar a perda de dados

Reduza o uso de dispositivos amovíveis

Pens, CD’s e discos externos podem ser a entrada de muitos softwares perigosos para a rede empresarial, colocando a segurança da informação em risco. É algo que utilizamos quase diariamente, mas devemos evitá-lo pois pode ser fatal para a organização.Não sendo possível eliminar totalmente o uso destes aparelhos, é importante restringir e regulamentar a sua utilização em algumas máquinas, de modo a evitar que vírus se propaguem pela organização.

Minimize o armazenamento de dados

Quantos mais dados tiver, maior é o risco de os perder! Muitas empresas armazenam todo o tipo de dados e depois acabam por não fazer nada com eles, colocando-se numa posição mais vulnerável. Assim, é muito importante que armazene apenas os dados de que realmente precisa. Isto aplica-se sobretudo a nível do marketing. Não vale a pena criar formulários com muitos campos que exijam dados pessoais dos utilizadores, pois possivelmente não vai precisar de utilizar todos os dados que recolhe.

Tenha backup na Cloud

Infelizmente, ainda há muitas empresas que não encaram o backup com seriedade. É muito importante uma empresa garantir que os seus dados se mantêm acessíveis mesmo em caso de desastre extremo. O armazenamento na Cloud é uma das melhores opções atualmente, pois permite uma maior segurança com um investimento mais reduzido. O backup deve fazer-se de modo automático, para minimizar a probabilidade de erro humano e, sempre que possível, deve haver duas cópias da informação para garantir que nada se perde.

Mas, e se depois disto tudo, for atacado na mesma?

Mesmo que utilize todas as medidas preventivas, nada lhe pode garantir que a sua empresa não vai ser atacada. Por isso mesmo, a melhor solução é a prevenção através de uma solução de disaster recovery. Uma solução de disaster recovery é um processo muito completo que garante a proteção dos dados e a sua recuperação em caso de falhas. O backup faz parte do disaster recovery, mas é apenas uma das suas componentes. O disaster recovery é uma solução muito completa visto que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *