Dicas de segurança

Os maiores problemas causados pela perda de dados

Os maiores problemas causados pela perda de dados

A perda de dados nas empresas é uma das maiores preocupações dos gestores de TI. Atualmente, os negócios não podem parar e, devido ao número cada vez maior de ameaças, é fundamental tomar as medidas necessárias para que o negócio consiga continuar ativo mesmo após a perda de dados. A segurança da informação é um tema que estará em voga em 2020 e neste artigo apresentamos os maiores problemas causados pela perda de dados nas empresas!

Custos para recuperar os dados

Recuperar os dados que se perderam ou que foram roubados não é uma tarefa fácil, pois podem ser precisas reparações físicas, elétricas e do disco rígido. Também é necessário resolver os problemas que resultam dos dados corrompidos. As ações de recuperação dos dados são complexas e exigem muita atenção. Assim sendo, aconselha-se o armazenamento na Cloud. O armazenamento na Cloud é uma das melhores opções atualmente, pois permite uma maior segurança com um investimento mais reduzido. O backup deve fazer-se de modo automático, para minimizar a probabilidade de erro humano e, sempre que possível, deve haver duas cópias da informação para garantir que nada se perde.

Multas e penalizações

A perda de dados nas empresas pode resultar em multas, como acontece com o RGPD. O novo RGPD aposta fortemente na fiscalização e na penalização, através da aplicação de multas elevadas para os infratores. Nos casos de violações de menor gravidade poderá atingir 10 milhões de euros ou 2% do volume mundial de negócios do grupo onde a empresa se insere e nos casos mais graves podem atingir os 20 milhões de euros ou 4% do volume de negócios mundial.

Perda de informações financeiras

A perda de dados bancários é um problema e estas informações são as favoritas dos hackers. Perder os dados financeiros pode tornar-se um verdadeiro pesadelo, pois os prejuízos financeiros poderão ser enormes. Para evitar este problema é necessário ter alguns cuidados. Não devemos ligar os nossos dispositivos a redes públicas, como as dos aeroportos e dos hotéis. Jamais deve inserir dados pessoais importantes quando estiver ligado a uma rede deste tipo. Se estiver fora do escritório e precisar de aceder a informação importante, deve utilizar sempre uma ligação VPN. Uma VPN (rede privada virtual) é um tipo de conexão privada que utiliza uma rede pública para aceder aos dados da sua empresa. Contém uma criptografia de conexão que impede a interceção de dados e rastreamento de IP’s. Esta é a forma mais segura de aceder aos dados da empresa através de redes públicas e deve ser a única forma permitida pela empresa para os colaboradores poderem aceder ao e-mail corporativo fora da rede interna

Perda de clientes

Em última instância, devido ao roubo e exposição de dados as empresas poderão perder clientes, uma vez que a confiança fica quebrada no momento em que os clientes sabem que a empresa não protege eficazmente os seus dados. Além disso, conseguir conquistar novos clientes poderá tornar-se verdadeiramente difícil após uma empresa ver os seus dados expostos.

 

Mesmo que utilize todas as medidas preventivas, nada lhe pode garantir que a sua empresa não vai ser atacada. Por isso mesmo, a melhor solução é a prevenção através de uma solução de disaster recovery. Uma solução de disaster recovery é um processo muito completo que garante a proteção dos dados e a sua recuperação em caso de falhas. O backup faz parte do disaster recovery, mas é apenas uma das suas componentes. O disaster recovery é uma solução muito completa visto que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *