Dicas de segurança

Dicas para evitar perda de dados na gestão do seu negócio

Dicas para evitar perda de dados na gestão do seu negócio

Perder informação valiosa para o negócio coloca toda a organização em risco. Além disso, perder informação obriga os colaboradores a refazerem trabalho, o que causa desmotivação. Atualmente, no dia-a-dia das empresas são gerados milhares de dados e é essencial que as empresas adotem medidas preventivas para que a perda de dados não aconteça. No artigo de hoje, vamos conhecer dicas muito importantes para evitar perda de dados na gestão do seu negócio!

Proteja o seu posto de trabalho

Mantenha as suas ferramentas de trabalho atualizadas e protegidas. Mantenha o seu computador com um antivírus atualizado e tenha uma boa política de senhas. Podem parecer gestos simples, mas são os primeiros passos para que mantenha a sua informação protegida. Muitas vezes a entrada nos sistemas dá-se através de computadores não protegidos e basta um e-mail com um link malicioso para comprometer toda a segurança da informação.

Faça backup das informações

Se não tiver uma cópia da sua informação, não a conseguirá recuperar em caso de perda. Por isso, é fundamental ter uma política rígida de backups. E, atualmente, o backup mais aconselhado é o backup na cloud devido ao nível elevado de segurança que oferece. O backup na Cloud garante que os dados são armazenados de forma automática em servidores virtuais (ao mesmo tempo que ficam armazenados na estrutura interna). Num cenário de desastre, estes servidores repõem rapidamente os dados. Assim sendo, mesmo que a infraestrutura física da empresa se danifique, garante-se que os dados se mantêm seguros e acessíveis de imediato para que a empresa continue a operar no seu modo normal. Esta opção é extremamente útil nas organizações que não podem parar (e, verdade seja dita, hoje em dia nenhuma empresa pode dar-se ao luxo de interromper as suas operações). A infraestrutura na cloud é muito flexível e suporta diferentes tipos de backup.

Reduza o uso de dispositivos amovíveis

Pens, CD’s e discos externos podem ser a entrada de muitos softwares perigosos para a rede empresarial, colocando a segurança da informação em risco. É algo que utilizamos quase diariamente, mas devemos evitá-lo pois pode ser fatal para a organização.Não sendo possível eliminar totalmente o uso destes aparelhos, é importante restringir e regulamentar a sua utilização em algumas máquinas, de modo a evitar que vírus se propaguem pela organização.

Minimize o armazenamento de dados

Quantos mais dados tiver, maior é o risco de os perder! Muitas empresas armazenam todo o tipo de dados e depois acabam por não fazer nada com eles, colocando-se numa posição mais vulnerável. Assim, é muito importante que armazene apenas os dados de que realmente precisa. Isto aplica-se sobretudo a nível do marketing. Não vale a pena criar formulários com muitos campos que exijam dados pessoais dos utilizadores, pois possivelmente não vai precisar de utilizar todos os dados que recolhe.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *