As melhores estratégias para um bom plano de disaster recovery

As melhores estratégias para um bom plano de disaster recovery

Ninguém está a salvo: todas as empresas estão sujeitas a sofrer algum tipo de desastre, seja natural ou seja algo causado por erro humano. E a realidade não ajuda a enfrentar o problema: a maior parte das empresas não está pronta para atuar e recuperar de um desastre informático, o que coloca em risco a produtividade diária e a segurança dos dados. Ter um bom plano de disaster recovery é essencial para garantir que a informação se mantém segura mesmo nos casos de desastre extremo. No artigo de hoje, abordamos as melhores estratégias para definir um bom plano de disaster recovery!

Tenha uma postura pró-ativa

No mundo dos negócios, a melhor solução é estar sempre um passo à frente dos acontecimentos e não viver na ilusão de que a sorte nos vai acompanhar. O primeiro passo para a implementação de um plano de disaster recovery é o levantamento de todos os riscos e vulnerabilidades possíveis. Após este passo, é necessário determinar uma estratégia para reduzir a probabilidade de efeitos danosos para a organização em caso de desastres. Deste modo, a organização terá uma maior noção sobre as suas suscetibilidades e estará mais bem preparada caso alguma negativa coisa aconteça.

Crie limites ao acesso à informação

Deve limitar o acesso à informação por parte dos seus colaboradores e este é um dos cuidados de segurança mais importantes que pode aplicar. Cada colaborador deve ter acesso apenas aos dados de que realmente precisa para trabalhar, pois o erro humano é uma das causas mais sérias para fugas de informação. A inclusão de marcas de água em arquivos confidenciais é também uma boa forma de prevenir o roubo de dados privados e ajuda a identificar a fonte em caso de perda. Com os limites de acesso impostos será mais fácil detetar a origem de um eventual problema.

Automatize o máximo de tarefas que conseguir

Muitas tarefas na área das tecnologias da informação são bastante repetitivas, o que leva à desmotivação por parte dos recursos humanos. Automatizar os processos é uma forma de reduzir os custos de TI, visto que não é necessário destacar um colaborador para estar exclusivamente dedicado a tarefas monótonas. A automatização reduz o tempo que as tarefas levam a ser executadas e diminui a probabilidade de erro humano. Este é um dos cuidados de segurança mais eficazes que pode implementar. Neste setor, um novo conceito começa a emergir: AIOPS. Este novo termo visa uma mudança de cultura para a obtenção de processos mais ágeis. AIOps agrega muito valor às organizações. No futuro, terá um papel muito importante no aumento da eficiência das equipas de TI e facilitará a adoção de tecnologias complexas de última geração com as quais as soluções tradicionais não são capazes de lidar. A transformação digital precisa de AIOps, pois graças a este novo conceito as equipas de TI podem analisar automaticamente grandes volumes de dados digitais e solucionar os problemas difíceis de forma mais rápida.

Defina uma equipa responsável

Para que o plano de recuperação de desastres funcione corretamente, é aconselhável criar uma equipa especializada para solucionar os problemas que possam surgir e que fique responsável pelas ações preventivas. Esta equipa de gestão de crises ficará também responsável por detetar as perdas e tentar recuperar os dados perdidos.

 

Cerca de 30% das pessoas que utilizam um computador nunca fizeram um backup. Muitas dessas pessoas não fazem cópias de segurança da sua informação pessoal, mas também não garantem cópias da informação de negócios. Uma boa infraestrutura tecnológica é hoje em dia tão importante como ter alicerces sólidos que suportam fisicamente a organização. Nos dias que correm, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa e é obrigatório apostar fortemente na segurança dos dados para sobreviver e vencer num mundo empresarial tão competitivo. A pensar na necessidade de proteger os dados das empresas da forma mais eficaz possível, a IT PEERS preparou um e-book onde vai encontrar tudo aquilo que precisa de saber para proteger a sua informação!

Faça download do nosso e-book sobre segurança da informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *