Dicas de segurança

Como implementar uma solução de disaster recovery com sucesso?

Como implementar uma solução de disaster recovery com sucesso?

Atualmente, já não basta proteger os dados: é preciso garantir que os conseguimos recuperar em caso de perda. Os ataques informáticos são cada vez mais elaborados e eficazes, pelo que as empresas precisam de ter um plano de recuperação altamente eficiente. No artigo de hoje, vamos perceber como implementar um plano de disaster recovery com sucesso!

Antes de mais, analise o que existe na organização

É altamente recomendável realizar uma avaliação completa e detalhada de toda a infraestrutura de TI da empresa, o que inclui hardware, dados, diversos softwares, entre outros componentes. A partir dessa análise, vai conseguir compreender efetivamente as reais condições da empresa e vai perceber que elementos a organização tem à sua disposição e quais são realmente utilizados e quais não podem falhar para que a empresa continue a funcionar em pleno. Se não conhecer a sua organização a cem por cento, nenhum planeamento de disaster recovery irá correr bem!

Envolva todas as equipas

O plano de recuperação de desastres deve ser elaborado por todos os setores da empresa. É imprescindível que todos os colaboradores saibam como salvaguardar a sua informação e como utilizar a tecnologia de modo correto. Além disto, devem estar conscientes dos riscos e das vulnerabilidades e devem atualizar sempre as ferramentas que utilizam no dia a dia. É realmente importante que exista uma integração do departamento de TI com os restantes departamentos, pois só desta forma se consegue que os colaboradoras encarem a segurança dos dados com seriedade.

Faça um inventário sobre todos os dados da organização

É essencial saber onde os dados se encontram mas, este é um dos maiores problemas na hora de definir um plano de disaster recovery, visto que a maior parte dos gestores de TI não sabe identificar com exatidão o local em que cada tipo de dados se encontra. O plano de disaster recovery deve englobar todos os dados pertencentes à organização, estejam armazenados nas infraestruturas da empresa ou na Cloud.

Opte por um serviço de recuperação na Cloud

Nos últimos anos, a Cloud tem vindo a ganhar um papel de destaque junto das empresas de todo o Mundo e isso acontece porque esta tecnologia tem vindo a evoluir de uma forma significativa e cada vez mais existe segurança nestas soluções na nuvem. O RAAS é uma infraestrutura dedicada com replicação seletiva na cloud. Este serviço possibilita a ativação de desastre quase instantânea em servidores virtuais em ambiente remoto. Deste modo, mesmo em caso de desastres mais extremos, a informação é facilmente recuperada, não interferindo com a habitual performance da empresa.

Cerca de 30% das pessoas que utilizam um computador nunca fizeram um backup. Muitas dessas pessoas não fazem cópias de segurança da sua informação pessoal, mas também não garantem cópias da informação de negócios. Uma boa infraestrutura tecnológica é hoje em dia tão importante como ter alicerces sólidos que suportam fisicamente a organização. Nos dias que correm, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa e é obrigatório apostar fortemente na segurança dos dados para sobreviver e vencer num mundo empresarial tão competitivo. A pensar na necessidade de proteger os dados das empresas da forma mais eficaz possível, a IT PEERS preparou um e-book onde vai encontrar tudo aquilo que precisa de saber para proteger a sua informação!

Faça download do nosso e-book sobre segurança da informação!

2 thoughts on “Como implementar uma solução de disaster recovery com sucesso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *