Dicas de segurança

7 dicas de segurança na internet para todas as empresas

7 dicas de segurança na internet para todas as empresas

A Internet faz parte do dia-a-dia de todos os colaboradores de uma empresa e é preciso que existam regras para que o acesso à Web seja controlado, caso contrário corre-se o risco de ter problemas relacionados com a segurança. A Internet é um mundo vasto e basta abrir um site malicioso ou abrir um e-mail com vírus para contaminar todo um sistema. Um ataque informático pode comprometer a continuidade do negócio, pelo que esta área não pode ser descurada. No artigo de hoje, apresentamos-lhe 7 dicas de segurança na Internet para todas as empresas!

Faça logout de todas as contas

Quando consultar o seu e-mail, aceder ao seu perfil do Facebook ou entrar numa conta da empresa que exija nome de utilizador e e-mail, deve clicar sempre no botão do logout, para que os seus dados não fiquem memorizados no computador. Pode parecer uma dica básica, mas a maior parte das pessoas apenas fecha a janela do navegador sem fazer logout.

Tenha uma política de passwords

Muitas pessoas pensam que as suas passwords jamais serão descobertas, o que é totalmente errado. Estima-se que 90% das passwords utilizadas seriam facilmente descobertas. A empresa deve implementar uma política de passwords rígida, em que seja obrigatório o uso de maiúsculas e minúsculas e de caracteres especiais. A password deve ainda ser alterada a cada 90 dias e não se deve utilizar a mesma password para todas as contas!

Diga “não” a softwares piratas

A maior parte das pessoas tem tendência a utilizar pelo menos um software pirateado que descobriu algures na Web. Através de alguns truques, conseguem transformar a versão trial em versão definitiva. À primeira vista, isto pode parecer fantástico, mas a verdade é que a utilização de softwares pirateados é um dos principais motivos para a entrada de vírus nos computadores e para o roubo de dados. Privilegie sempre o uso de softwares licenciados pois só assim consegue garantir que os seus equipamentos se mantêm seguros!

“Fuja” dos links suspeitos

Não acredite em ofertas fantásticas na Internet nem em descontos de 90% em lojas online. Muitos hackers utilizam títulos chamativos com ofertas impressionantes para o convencerem a clicar e a disponibilizar a sua informação. Sempre que receber um e-mail suspeito não o abra e quando vir algum link com ofertas estranhas, não clique. As empresas devem educar os colaboradores neste sentido com pequenas ações de informação que os consciencializem para a necessidade de ter um comportamento responsável quando navegam na internet.

Cuidado com as compras online

Todos concordamos que comprar online é mais cómodo. O comércio eletrónico tem crescido a um ritmo muito acelerado nos últimos anos. Contudo, deve ter em conta que existem muitos sites que apenas têm o objetivo de roubar dados pessoais. Assim, o recomendável é comprar apenas em sites oficiais. Não caia na tentação de comprar num site que oferece um desconto muito elevado comparativamente ao site oficial do produto ou serviço. Em muitos casos, esses sites apenas querem ficar com a sua informação e depois cobrar valores mais elevados do que aquele que estava inicialmente previsto.

Utilize VPN

Uma VPN (rede privada virtual) é um tipo de conexão privada que utiliza uma rede pública para aceder aos dados da sua empresa. Contém uma criptografia de conexão que impede a interceção de dados e rastreamento de IP’s. Esta é a forma mais segura de aceder aos dados da empresa através de redes públicas, como as dos hotéis e aeroportos.

Crie uma política de segurança

Uma pesquisa levada a cabo pelo Instituto Ponemon afirma que 73% dos utilizadores de tecnologias de informação garante que a exposição de dados da empresa acontece por erros internos, negligência ou propositadamente por colaboradores. Para evitar isto, é fundamental que se crie uma política de segurança que contemple retenção de e-mail (um bom exemplo é o Office 365), ou seja, pode definir que todos os emails que contenham a palavra “login” devem passar por um moderador antes de serem enviados. Outro ponto importante é definir quais os documentos que são públicos, sigilosos e secretos. É importante também que esta política contemple sanções para quem não a cumprir. Deste modo, os colaboradores da empresa sentir-se-ão mais motivadas para não cometerem erros de segurança.

One thought on “7 dicas de segurança na internet para todas as empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *