Os maiores roubos de dados na Internet (e as suas implicações!)

Os maiores roubos de dados na Internet (e as suas implicações!)

Atualmente, os ataques informáticos são um tema muito discutido. Os dados hoje em dia têm muito mais valor do que antes e os ataques são cada vez mais sofisticados. No entanto, desengane-se quem pensa que o roubo e perda de dados são problemas da atualidade. Ao longo da história da Internet, muitas foram as empresas que viram a sua informação exposta. No artigo de hoje, abordamos os maiores roubos de dados na Internet e as suas implicações!

Gawker: e-mails e passwords expostos

No final de 2001, a Gawker Media, um grupo responsável por muitos sites de sucesso na internet, foi alvo de um grupo hacker conhecido como Gnosis. Os crackers libertaram um arquivo de 500 MB com login, senhas e emails de mais de 1,3 milhões de pessoas que se tinham registado nas páginas da empresa. A justificação deste grupo foi muito direta: “Fomos atrás da Gawker por causa da sua arrogância absoluta”!

Sony: milhares de dados roubados

Em abril de 2011 a Sony sofreu um dos maiores ataques da história, obrigando-a a retirar a PlayStation Network do ar durante três semanas, o que levou a muitas reclamações dos utilizadores. As informações de 77 milhões de usuários foram comprometidas, e incluíam login, nomes, endereços, telefones e contactos de e-mails. Mais tarde, a empresa descobriu também que a Sony Online Entertainment (SOE) também tinha sofrido um ataque, permitindo acesso livro a dados de mais 25 milhões de contas de utilizadores.

Evernote: dados privados para todos

Endereços de e-mail e senhas criptografaras de utilizadores do Evernote foram expostas em fevereiro de 2013. Felizmente, nenhum dado financeiro foi comprometido, mas ainda assim, a Evernote exigiu novas senhas a mais de 50 milhões de utilizadores por precaução.

Google: nem o gigante da Internet escapa

Em dezembro de 2009, a Google informou que foi vítima de um ataque virtual com origem na China. Na verdade, não foi a única empresa a ter sua segurança comprometida. Na mesma época, empresas como a Adobe, Yahoo, Symantec e outras passaram por problemas semelhantes. Foram roubadas propriedades intelectuais da Google e algumas contas de utilizadores foram acessadas pelos criminosos.

Nasdaq: mais de 150 milhões de pessoas afetadas

Um grupo de hackers compostos por cinco russos e um ucraniano foi o responsável por roubar números de cartões de crédito e débito de mais de 150 milhões de pessoas. Além disso, conseguiram aceder a 800 mil contas de banco e invadir servidores usados pela bolsa de valores Nasdaq. O ataque afetou bancos lojas, instituições financeiras e a rede de Multibanco dos Estados Unidos.

Cerca de 30% das pessoas que utilizam um computador nunca fizeram um backup. Muitas dessas pessoas não fazem cópias de segurança da sua informação pessoal, mas também não garantem cópias da informação de negócios. Uma boa infraestrutura tecnológica é hoje em dia tão importante como ter alicerces sólidos que suportam fisicamente a organização. Nos dias que correm, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa e é obrigatório apostar fortemente na segurança dos dados para sobreviver e vencer num mundo empresarial tão competitivo. A pensar na necessidade de proteger os dados das empresas da forma mais eficaz possível, a IT PEERS preparou um e-book onde vai encontrar tudo aquilo que precisa de saber para proteger a sua informação!

Faça download do nosso e-book sobre segurança da informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *