5 Passos simples para impedir a perda de dados na área de recursos humanos

5 Passos simples para impedir a perda de dados na área de recursos humanos

A perda de dados é um dos problemas que mais afeta as empresas atualmente. O setor dos Recursos Humanos tem muitas informações privadas e sensíveis sobre os seus colaboradores e sobre pessoas que se candidatam a vagas na empresa. É essencial que o departamento de Recursos Humanos adote políticas que garantam a segurança destas informações. No artigo de hoje, apresentamos 5 passos simples para impedir a perda de dados na área de recursos humanos!

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia permite que um número grande de dados seja armazenado com segurança. Não guarde currículos em formato físico, pois corre o risco de os perder facilmente. Mantenha sempre uma base de dados atualizada e acompanhe o mercado. O mundo da tecnologia está constantemente a evoluir, pelo que é aconselhável estar a par do que o mercado tem para oferecer a nível de gestão de recursos humanos.

A organização é essencial

As empresas lidam com um grande volume de dados todos os dias e muitas vezes os dados são perdidos não por problemas técnicos, mas sim devido à falta de organização dos mesmos. A área de recursos humanos comete muitas vezes este tipo de erros, pois lida com diversos tipos de processos, como folhas de pagamento, recrutamento e seleção, entre outros. Deve catalogar os documento com critério e deve organizá-los de forma coerente. Isso vai permitir que o seu dia-a-dia seja muito mais organizado e que os dados não se percam tão facilmente.

Crie uma política de segurança da informação

A política de segurança é um documento desenvolvido pela empresa onde se registam os princípios de segurança que a empresa adota e que devem ser seguidos pelos colaboradores e é cada vez mais uma necessidade nas empresas atuais. A política de segurança deve ser aplicada em todos os sistemas de informação, a nível de desktop e de mobile. Para que a política seja respeitada, é essencial que os gestores de topo participem na sua implementação e que haja sessões de esclarecimento sobre cada ponto deste documento.

Faça backups regularmente

Esta é uma medida básica, mas infelizmente ainda há muitas empresas que não encaram o backup como algo sério. Fazer cópias da sua informação com regularidade vai permitir que, mesmo em caso de perda de dados, os consiga encontrar noutro local. Aconselha-se a utilização de uma solução de backup na Cloud, devido à sua otimização de custos e à segurança que oferece.

A melhor medida é a prevenção

Uma solução de disaster recovery é um processo muito completo que garante a proteção dos dados e a sua recuperação em caso de falhas. O backup faz parte do disaster recovery, mas é apenas uma das suas componentes. O disaster recovery é uma solução muito completa visto que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *