Dicas de gestão

5 Tecnologias imprescindíveis para a sua empresa em 2019

5 Tecnologias imprescindíveis para a sua empresa em 2019

O mundo da tecnologia está em constante evolução, pelo que é imprescindível acompanhar o que se passa neste meio para que esteja sempre um passo à frente da sua concorrência. Novos produtos e novas formas de gerir TI surgem com frequência e a oferta por vezes é tão variada que se torna difícil perceber o que é mais adequado para o nosso negócio. No artigo de hoje, selecionamos 5 tecnologias imprescindíveis para a sua empresa em 2019!

AIOPS: Artificial Intelligence for IT Operations

Esta nova forma de gestão de TI permite um afastamento da gestão isolada de operações e fornece insights inteligentes que promovem a automatização e a colaboração para proporcionar uma melhoria contínua. AIOps usa big data, análise de dados e machine learning para fornecer insights e um nível maior de automatização. Assim, as operações de TI não dependem tanto da interação humana para realizar as tarefas de gestão exigidas pela infraestrutura e pelos softwares modernos. Deste modo, reduz-se a interação humana em tarefas rotineiras e libertam-se os recursos humanos para outras áreas de valor acrescentado. As soluções de AIOps consomem dados de diversos recursos e, depois, armazenam e fornecem acesso a estes, permitindo análises mais avançadas.

Big Data Analytics

Big Data é o termo que descreve o incomensurável volume de dados (estruturados ou não) que têm impacto nos negócios diariamente. Mais importante do que a quantidade de dados, é o que as empresas podem efetivamente fazer com esses dados. O Big Data encontra-se associado a 3 V’s: volume de dados, variedade de dados e velocidade de dados. Big Data diz respeito a quantidades enormes de dados produzidos pela interação humana com a tecnologia, mais a informação que se gera pela comunicação entre máquinas. A variedade de dados diz respeito às múltiplas fontes de informação com que as empresas lidam diariamente (posts em redes sociais, informações financeiras, informações de marketing, entre muitas outras). A velocidade com que os dados são produzidos é cada vez maior e é preciso que as empresas utilizem ferramentas como o Multipeers, que lhes permitam analisar em tempo real o que se passa no negócio.

Automatização de processos

As tarefas realizadas manualmente consomem muito mais tempo do que aquelas que podem ser realizadas por softwares, sendo esta uma das principais vantagens da automatização dos processos para as empresas. Um sistema automatizado vai permitir que uma determinada tarefa seja programada uma única vez e a partir desse momento ela será repetida com exatidão e eficácia, consumindo menos tempo e eliminando a probabilidade de errar. Automatizar processos será uma realidade cada vez mais presente nas empresas.

Blockchain

O Blockchain está muito na moda devido ao uso crescente das criptomoedas, mas a sua utilização vai muito além disso. Esta tecnologia torna o registo das transações muito mais seguro. Esta tecnologia inovou na forma de registar informações, o que proporciona uma nova forma de trabalhar com dados no mundo web. Contudo, o Blockchain não é apenas utilizado no mundo das criptomoedas. Também na área da saúde esta tecnologia pode ser utilizada, visto que permite que haja um registo de toda a movimentação de dados, o que aumenta a segurança dos mesmos. 2019 será o ano da solidificação desta tecnologia.

Chatbots

Os chatbots são as estrelas da inteligência artificial. Estão ligados à base de dados da empresa e utilizam linguagem comum para falar com os clientes. São capazes de reconhecer nomes e números de telefone para prever o comportamento dos clientes. São sistemas muito inteligentes na medida em que armazenam a informação essencial para poderem encaminhar os clientes para as áreas que eles precisam de consultar. A Ryanair, por exemplo, utiliza já este sistema para falar com os clientes. Cada vez mais empresas recorrem a esta funcionalidade e prevê-se que em 2019 haja um grande aumento da sua utilização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *