Dicas de segurança

Como eliminar as maiores ameaças ao backup dos dados

Como eliminar as maiores ameaças ao backup dos dados

Ter um backup de dados sempre atualizado é o primeiro passo para conseguir escapar quase ileso a um ataque informático ou a um desastre natural que compromete todos os dados do seu negócio. Contudo, nem sempre as empresas têm uma política séria de backups e quando acontece algum problema, veem os seus dados expostos e a reputação da sua empresa em causa. No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas dicas para eliminar as maiores ameaças ao backup dos dados!

Não guarde informações na pasta da Reciclagem

De acordo com um estudo atual, cerca de 66% dos gestores do Office 365 utilizam a lixeira como uma forma de backup. Ao ter lá os ficheiros, os gestores consideram que facilmente conseguem restaurá-los. Contudo, qualquer pessoa pode aceder à pasta de reciclagem do computador e ter acesso a todas informações que lá se encontram. Esta pasta deve ser utilizada apenas para colocar ficheiros que já não têm utilidade e deve ser limpa com bastante frequência.

Não tenha a solução de backup no mesmo local das informações

O data center é dos elementos mais importantes para a segurança das empresas, pelo que é fundamental que esteja bem protegido contra desastres naturais e contra acessos indesejados. Para proteger mais eficazmente a infraestrutura de TI, cada vez mais empresas optam por colocar toda a gestão na nuvem. Deste modo, garantem que as informações se mantêm intactas e facilmente recuperáveis mesmo em casos mais extremos. A solução de backup deve também estar alojada fora da infraestrutura da empresa, para não haver o risco de se perder toda a informação.

Falha humana

As falhas humanas são as principais causadores de fugas de informação e perdas de dados e infelizmente não existe uma solução eficaz que elimine totalmente este problema. Abrir e-mails com anexos suspeitos, clicar em links pouco confiáveis e utilizar dispositivos amovíveis sem proteção de antivírus são das principais falhas que os colaboradores cometem nas empresas. Assim, é essencial que as empresas definam uma política de segurança rígida (com sanções para os incumpridores), para que os colaboradores percebam a necessidade de proteger ao máximo as suas informações.

Use VPN nas ligações externas

Uma VPN (rede privada virtual) é um tipo de conexão privada que utiliza uma rede pública para aceder aos dados da sua empresa. Contém uma criptografia de conexão que impede a interceção de dados e rastreamento de IP’s. Esta é a forma mais segura de aceder aos dados da empresa através de redes públicas, como as dos hotéis e aeroportos.

Esteja preparado para os ataques externos

Cada vez existem mais ameaças para a segurança da informação nas empresas, seja por ataques de hackers ou pela criação de vírus cada vez mais sofisticados e mais difíceis de eliminar. Nenhuma empresa está 100% nos dias de hoje, mas é importantíssimo assegurar que existe um bom antivírus instalado na organização. Neste ponto, é importante que haja auditoria de forma frequente na empresa. Deve efetuar uma análise de riscos com regularidade para que possa identificar potenciais perigos para a segurança da organização. Devem examinar-se todos os tipos de ameaças identificáveis e deste modo é possível identificar atempadamente pontos de fraqueza no sistema de segurança, estabelecer prioridades e criar um plano de ação eficaz para evitar danos futuros.

 

Cerca de 30% das pessoas que utilizam um computador nunca fizeram um backup. Muitas dessas pessoas não fazem cópias de segurança da sua informação pessoal, mas também não garantem cópias da informação de negócios. Uma boa infraestrutura tecnológica é hoje em dia tão importante como ter alicerces sólidos que suportam fisicamente a organização. Nos dias que correm, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa e é obrigatório apostar fortemente na segurança dos dados para sobreviver e vencer num mundo empresarial tão competitivo.

A pensar na necessidade de proteger os dados das empresas da forma mais eficaz possível, a IT PEERS preparou um e-book onde vai encontrar tudo aquilo que precisa de saber para proteger a sua informação!

Faça download do nosso e-book!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *